ALEMA

sábado, 8 de junho de 2019

EM COMEMORAÇÃO AOS 90 DE URBANO SANTOS, IRACEMA VALE INAUGURA FÁBRICA DE TIQUIRA NO POVOADO GUARIBAS


O desenvolvimento do município de Urbano Santos/MA é algo notável e não para. A prefeita Iracema Vale tem realizado inúmeras obras e ações reforçando o seu compromisso com a população em dá melhor qualidade de vida, seja na sede ou zona rural.


Na vésperas das comemorações dos 90 anos de emancipação política de Urbano Santos/MA, a prefeita Iracema Vale inaugurou uma Agroindústria de tiquira no povoado Guaribas I, possibilitando um espaço moderno e adequado para a comercialização da tiquira guaribas.


Cooptaf Guaribas beneficiou cerca de 23 famílias da localidade e foi construída com recursos próprios. A região de Guaribas conta com uma dinâmica econômica em torno da fabricação artesanal da tiquira há décadas, passando de geração para geração.


Com a cooperativa, além da padronização da qualidade e do teor alcoólico da bebida,  previsão é de que sejam produzidos até 18 mil litros da bebida por mês.

Segundo a secretária municipal de Agricultura, Priscila Faustino, a ideia para o investimento no empreendimento surgiu a partir de um diagnóstico de identificação da aptidão econômica da região, que identificou a existência de 136 alambiques artesanais. “Após o resultado desse diagnóstico e como forma de agregar valor ao produto produzido pelos produtores rurais, iniciou-se um trabalho para industrializar parte do processo de produção da tiquira e assim começamos a trabalhar diretamente com a comunidade de Guaribas e vimos a necessidade de uma agroindústria, e com apoio da nossa prefeita Iracema Vale foi possível o sonho da construção da fábrica de tiquira tornou-se realidade no povoado”, explica Priscila Faustino.


O presidente da cooperativa, José Neres Rocha Santos, acredita no crescimento financeiro da comunidade a partir de agora do funcionamento da agroindústria. Pensando na comparação entre a agroindústria e a fabricação artesanal da tiquira, acreditamos que estaremos melhorando financeiramente e que teremos reconhecimento a partir do nosso produto graças ao apoio de nossa prefeita”, disse José Neres.

Além da prefeita, da vice-prefeita Darcy Almeida, dos vereadores de Urbano Santos, da secretária de agricultura, Priscila Faustina e demais secretários municipais, a inauguração contou com a presença do representante do governo do estado do Maranhão, do representante do sebrae e da comunidade.

Assista ao vídeo

                 

_________Leia mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.