ALEMA

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PREFEITA DA CIDADE DE URBANO SANTOS IRACEMA VALE CONCORRE AO PRÊMIO “PREFEITO EMPREENDEDOR”

PREFEITA IRACEMA VALE DE URBANO SANTOS-MA
A prefeita da cidade de Urbano Santos, Iracema Vale (PT), está na disputada pelo prêmio “Prefeito Empreendedor”, promovido e organizado pelo Sebrae.
A gestão da petista tem apresentado diferenciais que fogem ao padrão de caos e mediocridade administrativos observados na maioria das prefeituras maranhenses.

A “maximização administrativa”, com foco em resultado, é creditado ao planejamento, transparência, valorização da máquina pública, eficiência e busca constante pela qualidade do trabalho e assistência prestada à população.

A gestora acredita ainda que sua indicação ao “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor” dá-se pelas diversas iniciativas de fomento à economia local e qualificação de jovens e adultos. Dentre as ações, o incentivo à agricultura familiar com a implantação do projeto de produção de hortaliças orgânicas e frango caipira, gerando renda no campo e abastecimento da cidade.
“Um dos mais importantes projetos que temos diz respeito à agricultura familiar, ao qual a prefeitura incentivou e vem apoiando. As famílias, inclusive, tiveram resultados surpreendentes nas safras e, com isto, muito do comercializado na cidade já é produção local”, enfatiza a prefeita.

GESTÃO DE QUALIDADE E CIDADÃ
Uma inovação administrativa adotada foi a descentralização da máquina municipal e a autonomia dada à equipe de secretário, ou seja, as várias pastas possuem uma margem independência, mas de foma integrada e harmônica com o conjunto da administração municipal, para tocar suas ações, conforme uma diretriz de eficiência, proporcionar os melhores serviços. Além disso, a prefeitura construiu um moderno Centro Administrativo para reduzir custos com alugueis de imóveis.

No quesito transparência, a prefeita Iracema Vale ressalta que o uso, desde o primeiro dia de administração, do módulo financeiro do Banco do Brasil tem sido essencial à gestão, pois todas as movimentações financeiras do município ficam disponíveis para o controle social e das instituições fiscalizatórias.
Atualmente, Urbano Santos se encontra estabilizada em todos os aspectos, inclusive sanou dívidas trabalhistas e INSS, o que permitiu convênios e apoio dos Governos Federal e Estadual, que aportam uma significativa soma proporcional de recursos na região. Tal estabilidade levou oportunidades para a cidade, iniciativas a exemplo do Sebrae, Embrapa, Univima, universidades e empresas privadas.

“Apesar dos grandes obstáculos iniciais para ajustar as contas municipais, principalmente pelas inadimplências deixadas por ex-gestores, com a montagem de uma equipe técnica dedicada conseguiu-se superar os problemas e, logo no primeiro ano de gestão, apresentar os resultados que todos têm avaliado como surpreendentes”, declarou Iracema Vale.

AVANÇOS NA EDUCAÇÃO, SAÚDE E TECNOLOGIA
Ao contrário de ficar lamentando todo o primeiro mandato pela “herança maldita” recebida pelo seu antecessor, como fazem a maioria dos gestores que assumiram no ano passado, a prefeita de Urbano Santos enfrentou os problemas e buscou a superação dos mesmo.
Foi assim, por exemplo, no setor da Educação que, segundo dados oficiais, o município apresenta um dos maiores saltos de qualidade em um intervalo de 01 ano. Em 2013, houve implementação de transporte e merenda escolar eficientes, bem como a ampliação da rede de ensino, por meio de reforma completa das escolas e apoio aos professores com processo de capacitação e atualização permanentes, tudo aliado a um grande incentivo ao esporte e cultura.
Na saúde, com o apoio do Governo Federal por meio do Programa Mais Médicos, a cidade conta com assistência permanente, estrutura hospitalar e farmácia básica modelo na região.

A prefeita Iracema Vale enumerou dezenas de realizações em 2013, destacando a aprovação de vários projetos, todos em plena execução ou em vias de implementação. O município será agraciado pelo projeto do Ministério das Comunicações, ‘Cidade Digital’, que prevê internet liberada nas principais praças da sede do município.
Ela também se mostrou muito satisfeita com a execução das várias obras de calçamento e abastecimento de água já em execução por meio de parceria do Governo do Estado do Maranhão. Os índices de aprovação popular incentivam a gestora a realizar muito mais pelo município.

“Desejo que as pessoas conheçam Urbano Santos de perto ou acompanhem as realizações municipais pelas redes sociais, onde consta um balanço do primeiro ano, no qual, apesar das grandes dificuldades, conseguimos implementar uma nova forma de administrar”, arrematou Iracema Vale.

É esta rede de serviços em benefício da cidadania de Urbano Santos, realizada apenas no primeiro ano de mandato, que credencia a Iracema Vale à indicação do prestigiado e respeitado  prêmio “Prefeito Empreendedor”, do Sebrae.
O exemplo que vem de Urbano Santos é uma prova indiscutível que mesmo com as dificuldades e limitações próprias dos municípios, com um pouco de boa vontade, trabalho em equipe, criatividade, competência e principalmente responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, é possível qualquer cidade ser bem administrada.

O PRÊMIO SEBRAE

Na oitava edição (Biênio 2013/2014), e com mais de dez anos de existência, o concurso tem o objetivo de reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. O objetivo do Sebrae com a premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.