K - Farma, a Marca da Saúde.

Celebrai 2017 em São José dos Costa - SBRP

Celebrai 2017 em São José dos Costa - SBRP

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

GOVERNO DO ESTADO AVALIA INSTALAÇÃO DE PROJETO DE APICULTURA EM SÃO BENEDITO DO RIO PRETO

PREFEITO MAURÍCIO RECEBE A EQUIPE DA SEDINC
 O Superintendente de Desenvolvimento da micro e pequena empresa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (Sedinc), José Oscar de Melo, esteve na manhã de hoje (20), no município de São Benedito do Rio Preto. A visita teve o intuito de avaliar a estruturação do projeto de exploração de apicultura na cidade. Recebido pelo Prefeito do município, Maurício Fernandes e pelo Secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Wilson Viana, o superintendente afirmou que mais de 400 apicultores serão formados, o que irá possibilitar uma renda extra para a população Sambeneditense.
 O projeto tem o objetivo de alavancar o seguimento da cadeia do mel.  Parte da produção produzida será exportada para empresas do mercado, uma vez que o Maranhão já é considerado um importante produtor de mel na região Nordeste do país. “A população terá a oportunidade de conquistar uma renda extra. Mais de nove municípios já processam cerca 1.700 toneladas de mel. Será a construção do desenvolvimento da apicultura no município”, disse o superintendente. São Benedito do Rio Preto, assim como alguns municípios maranhenses possui um grande potencial que comporta a instalação de unidades de extração. Nesse primeiro momento serão beneficiados mais de 400 apicultores, que terão através de empresas parceiras a garantia de compra. O projeto é um projeto piloto, neste momento serão contemplados cinco municípios com potencial de produção. “No primeiro momento esperamos em média a produção de mil toneladas de mel. Essa renda trará melhorias e oportunidade de ganho”, concluiu Oscar.
EQUIPE VISTORIANDO O LOCAL PARA INSTALAÇÃO DO PROJETO 
 Para o Consultor do SEBRAE no Maranhão e Presidente da Federação de Apicultores do Estado do Maranhão, Euler Tenório, o Governo irá garantir toda a estruturação da Casa do Mel, além de realizar capacitações. A administração das Casas ficará por conta das empresas patrocinadoras do projeto. “A nossa visita é para estabelecer uma discussão assertiva entre a prefeitura e a nossa secretaria. A iniciativa é um estimulo para a apicultura no Maranhão, estamos implantando uma atividade sustentável, o importante é realizar o estimulo capacitando e oferecendo mecanismos de independência para os apicultores em formação”, ressaltou Euler Tenório.
    De acordo com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do município, Wilson Viana, a parceria é mais uma oportunidade de garantir renda para a população de São Benedito e todo o apoio será dado pela prefeitura através da secretaria de Agricultura do município. “Estamos avaliando um terreno apropriado para a localização do apiário e a construção da Casa Mel. O projeto é inovador para a região, e trará em torno de  1 milhão e 200 mil reais por ciclo de produção, uma economia muito grande será injetado em nosso município”, disse Wilson Viana.
   A expectativa é que a estruturação da Casa Mel seja concluída em 90 dias. O objetivo é apoiar o desenvolvimento da cidade de São Benedito do Rio Preto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.

DESTAQUE DO DIA noticiasubs.blogspot.com.br/2016/05/pastor-vilmar-martins-destaca-joquebed.html

O 1º CHÁ DAS 5, COM TEMA "MULHER, A PÉROLA MAIS PRECIOSA"