ALEMA

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

VEJA A HISTÓRIA DO POVOADO BOA UNIÃO MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS/MA


A comunidade tradicional de Boa União remonta a história oitocentista brasileira do final do século XIX na Região do Baixo Parnaíba Maranhense. Os seus moradores mais antigos contam com convicção os fatos de como foi formado o primeiro povoamento com os engenhos de cana-de-açúcar para a fabricação de cachaça e rapadura. Hoje a comunidade guarda um tesouro histórico de vestígios da famosa Insurreição dos Balaios – Guerra da Balaiada 1838-1842 e do processo socioeconômico local. 


Um canhão debaixo das mangueiras é a prova viva de um ato que por ventura tenha sido planejado para sufocar o movimento rebelde, uma vez que o comandante guerreiro Negro Cosme andava recrutando escravos naquelas redondezas, pois o mesmo já tinha invadido a Fazenda Catingueira entre as cidades de Tutóia e Barreirinhas – num lugar chamado Priá. 

As antigas peças do engenho, tachos de cobre, alicerces de muralhas e trincheiras do período são encontrados no local do pátio da fazenda, com mangueiras centenárias e pés de angelim. O povoado foi desenvolvido nas margens do Rio Preguiças pela atração das terras férteis e abundância de água e capinzais para os trabalhos feitos na época. Ainda pode-se ver o famoso sino da capela centenária, este que por sua vez tenha sido vindo da Europa juntamente com vasos e outros utensílios domésticos pertencentes aos proprietários da casa-grande. 


A história de Boa União é importante para entendermos os conflitos e as relações sociais no interior do leste maranhense no final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, um capítulo importantíssimo da história do Brasil.

*JOSE ANTONIO BASTO
Poeta e pesquisador
"A história do povoado Boa União município de Urbano Santos e do Baixo Parnaíba Maranhense nos breves encontros e desencontros." (PESQUISADOR: JOSE ANTONIO BASTO) 

5 comentários:

  1. URBANO SANTOS? até onde eu sei BOA UNIÃO pertence a SANTA QUITÉRIA:

    ResponderEliminar
  2. Meu querido anônimo, vc está completamente desenformado da decisão do Tribunal de Justiça, foi 14 a 0, o Tribunal de Justiça reconheceu q as áreas de litígio ou que era área de litígio pertence a cidade de Urbano Santos. TJ-MA cassa liminar devolvendo a Urbano Santos áreas de litígio, que estavam sobre domínio de Santa Quitéria....... acesse http://www.bloginterligado.com.br/2014/01/tj-ma-cassa-liminar-devolvendo-urbano.html ....... pelo visto Santa Quitéria perdeu, aliás, ex-prefeito de Urbano Santos cassado perdeu, uma vez q ele chegou afirmar q lavaria suas mãos............ e q não podia fazer nada.............

    ResponderEliminar
  3. Boa união de fato é Urbano Santos, pois assim o povo daquela região se declara. E além de 'de fato' agora também de direito com a decisão do TJ-MA. Minha única observação quanto a postagem diz respeito ao Rio que passa lá: o Palmira e não o preguiças, este passa na Santa Filomena, também conhecida como Baixa da Égua (sim, existe).

    ResponderEliminar
  4. Mas a pesquisa foi muito elucidativa. Tá de parabéns nosso poeta, militante, camarada e pesquisador José Antônio Basto.

    ResponderEliminar

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.