Visando oferecer um ambiente favorável ao
prazer da leitura as escolas que compõem o polo II, (Mangaberinha, Santana
Lagoa dos Costas, Baixa do Cocal, Bom Jesus, Bom Fim) elaboraram o projeto de
poesias ofertando vasto repertório literário, explorando os recursos da
oralidade por meio da leitura proporcionando também a interação e colaboração
entre professor e aluno no ato de conhecer a estrutura textual, procurando
desenvolver as capacidades de cada educando que tenham toda oportunidade de
aprender.
O projeto é fruto da necessidade em desenvolver a leitura e escrita,
optamos pela linguagem poética, que permitiu aos alunos se apropriarem de forma
lúdica do encanto que existe nas palavras. Envolvendo atividades permanentes
com textos, frases, músicas, dramaturgia, romance, interpretação.
O trabalho
direcionado a Educação Infantil, 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano, já houve a
culminância de alguns dos trabalhos, sendo notado o contentamento com trabalho,
com a experiência e com as apresentações de cada um se observou também no
desenvolvimento das tarefas diárias que é possível se adaptar as novas
propostas e desafios para um novo jeito de ensino. Assim posso usar o jogo de
palavras que compõe o lema de nosso governo “Quem ama educa, governa e cuida”.
Nos dias de apresentação (20 a 27 de novembro de 2014), a comunidade inteira em
que funciona cada uma das escolas, fez-se presente, estiveram ainda
prestigiando, outros convidados de povoados vizinhos, lideranças locais,
Secretária de Educação do Município, professores que puderam constatar de perto
que as propostas apresentadas durante os planejamentos e acompanhamentos
técnicos tem de algum modo sido praticado e certamente ajudará ainda mais
nossos alunos a aprenderem a ler e escrever.
Das letras as frases, chão de giz
como se diz:
“Ao sair da escola livros nas costas escuta ao longe um até logo, atendendo
mais um pedido vem um menino mais uma pergunta e outras tantas respostas. Nem
bem o dia amanhece e alguns alunos já o chamam, a porta sem tranca faz da
criança pequeno homem que exige respostas com concordância. Na mesa do café o
menino já dizia, minha letra é feia nem sei se me ensina. O professor estarrecido
observa a fala do menino, vou mudar minha
FOTOS E
rotina para melhorar meu ensino.
Todos juntos na escola, no passeio ou em casa com o vovozinho, há sempre um
professor que de tudo ensina”.
TEXTO: SITE DA EDUCAÇÃO
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