ALEMA

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

BACURI, FRUTA ESPECIAL DE URBANO SANTOS E REGIÃO, É DEVASTADO PARA O PLANTIO DE EUCALIPTO E SOJA

Menino quebrando bacuri - (Com. São Raimundo)
Se aproxima a temporada de colheita do bacuri, fruta especial das chapadas do município de Urbano Santos e de toda região do Baixo Parnaíba. Rica em vitaminas, o bacuri é nativo da floresta tropical amazônica, essa fruta pouco maior que uma laranja, com pele mais espessa de uma cor amarelo-limão pertence à família (Guttiferae), oferece muitos benefícios para a saúde e é usado em cremes, gleias, doces, bolos, purê e licores.

O bacurizeiro, conhecido cientificamente como {Platonia insignis} pode atingir mais de 40 metros de altura, com tronco de até metros de diâmetro nas árvores mais desenvolvidas. A fruta é encontrada naturalmente desde o Piauí seguindo a costa do Pará até o Maranhão. A massa possui alguns nutrientes em quantidade notáveis de fósforo, potássio, ferro, cálcio e vitamina C; a casca também é aproveitada na culinária regional e o óleo extraído de suas sementes é usado como anti-inflamatório e cicatrizante na medicina popular e na indústria de cosméticos.

As chapadas onde estão localizados os bacurizeiros são devastados e transformadas em campos limpos para o plantio de eucalipto e soja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.