ALEMA

terça-feira, 30 de setembro de 2014

URBANO SANTOS É CONTEMPLADO COM O PROGRAMA SERTÃO EMPREENDEDOR: "UM NOVO TEMPO PARA O SEMIÁRIDO"

É com a determinação de estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, que o SENAR criou o “Programa Sertão Empreendedor: 

Um novo Tempo para o semiárido” que será desenvolvido em uma ação conjunta com o SEBRAE. O programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas praticas de convivência com o semiárido.

E o município de Urbano Santos é um dos 12 (doze) municípios do Maranhão a ser contemplado com o Programa, graças ao compromisso da Senhora Prefeita Iracema Vale com o Produtor rural e seus parceiros institucionais.

Em seminário realizado recentemente – (segunda feira, 22/09/2014) – no Centro Administrativo do município estiveram presentes o Superintendente do SENAR Maranhão Senhor Antônio Luís Figueiredo, o Coordenador do Programa Joacy Medeiros, Secretário Municipal de Agricultura Tomaz Aquino, Secretária Adjunta Priscila Faustina e Equipe técnica Municipal de agricultura que apresentaram o programa aos empreendedores rurais do município, onde 20 (vinte) produtores serão contemplados com o acompanhamento de assistência técnica profissional qualificada durante 4 (quatro) anos na Cadeia Produtiva de hortifrutigranjeiro. 

O foco estratégico do programa está em contribuir para a formação profissional rural e qualificação profissional com assistência técnica; Difusão de tecnologia de gestão e de boas práticas de convivência com o semiárido brasileiro; Implantação de Unidade de Referência com efeito multiplicador; Fomento ao empreendedorismo e estimulo e/ou fortalecimento do associativismo e cooperativismo; Fortalecimento da governança local; Melhoria de gestão e aumento de produtividade e rentabilidade dos empreendimentos rurais; Implantação de ações regionalizadas para o semiárido com fortalecimento das cadeias produtiva priorizada que no caso de Urbano Santos os Produtores Optaram por Hortifrutigranjeiro; Controle, acompanhamento e avaliação das ações; respeito ao “saber popular” e preservação do Bioma Caatinga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.