ALEMA

sexta-feira, 13 de março de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA CONTRA O HPV NAS ESCOLAS

Iniciou na segunda feira, 09, a vacinação contra o câncer do colo de útero (HPV), para meninas entre 9 a 11 anos.

Em Urbano Santos, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 1.009 adolescentes.

A campanha de vacinação está ocorrendo nas escolas da rede municipal, estadual e privada de ensino.

Com informações do coordenador de saúde – Vaidon – a campanha segue até o final deste mês.

Após a campanha, as vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde do município.

Entenda como funciona a imunização contra HPV
A vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV. Para receber as doses é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação nos postos de saúde nas escolas públicas e privadas cadastradas.

A imunização contra o HPV é composta por três doses. Para as meninas de  9 a 14 anos, a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose, cinco anos após a primeira.

As meninas de 11 a 13 anos que tomaram apenas a primeira dose no ano passado devem procurar os postos de saúde para dar sequência ao ciclo de vacinação.

Já para as meninas e mulheres de 9 a 26 anos que convivem com o HIV e a Aids,  público com maior probabilidade de desenvolver o câncer de colo de útero, a segunda dose da vacina deve ser tomada dois meses após a primeira, e a terceira dose, seis meses após a primeira. Neste caso é necessário apresentar prescrição médica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.