ALEMA

quarta-feira, 25 de março de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE DE URBANO SANTOS REALIZOU CAPACITAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL MUNICIPAL

Ninguém consegue prever quando uma parada cardíaca irá acontecer. Ela pode surgir de forma súbita, independente da idade da pessoa, lugar ou momento. Estar preparado e saber como agir diante de uma situação como esta pode salvar a vida de uma pessoa.

Por isso, com intuito de capacitar os técnicos de enfermagem, a prefeitura de Urbano Santos, sob administração da prefeita Iracema Vale, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu recentemente mais uma capacitação sobre os primeiros procedimentos em vítimas de parada cardiorrespiratória. 

De acordo com a secretária municipal de saúde, Clesiane Silva, a capacitação tem como objetivo levar mais conhecimento a técnicos de enfermagem, “Quanto mais os profissionais souberem realizar a reanimação cardiovascular mais vidas serão salvas”, enfatizou.

ENFERMEIRA JOCELIA/SÃO LUÍS/MA                                                           
Vale destacar que o Hospital Municipal de Urbano Santos é Atenção Básica, mas com intuito de atender à população da melhor forma possível, a administração "Governar é Cuidar" adquiriu recentemente vários equipamentos como oxímetro de pulso, monitor de Sinais Vitais e um desfibrilador cardíaco que é um equipamento que tem a função de reanimar os batimentos cardíacos e pode manter a vida do socorrido até que ele seja removido para um hospital de alta complexidade. 

Os profissionais técnicos de enfermagem contaram com a instrutora Jocelia de São Luís, a qual é especialista em Urgência e Emergência.

A capacitação foi realizada no Hospital Municipal e contou com a presença da Diretora Municipal de Saúde, Osvaldina Simões, da Secretária já citada e da Adjunta Alice Araújo. 

Entenda o que é uma Parada Cardíaca
A parada cardiorrespiratória, popularmente conhecida como parada cardíaca ocorre quando o bombeamento de sangue pelo coração é interrompido. Dessa forma, o fluxo de sangue pára os órgãos cessa de forma súbita e completa.

Sem fluxo de sangue para o cérebro e pulmões, a pessoa perde a consciência e não consegue respirar, o que pode levar o indivíduo a óbito em minutos, caso os primeiros socorros não sejam realizados. 

A população adulta é a mais acometida,  tendo como causa principal da parada cardíaca as doenças cardiovasculares, com destaque para o infarto agudo do miocárdio, muito conhecido como ataque cardíaco.

A parada também ocorre em crianças e bebês. Nessa faixa etária, engasgo, envenenamento e afogamento são suas principais causas.
Veja as imagens



























Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.