ALEMA

quinta-feira, 22 de maio de 2014

RELEMBRANDO A HISTÓRIA TRADICIONAL DA COMUNIDADE REMANESCENTE DO QUILOMBO DE SANTA MARIA – URBANO SANTOS/MA.


Uma história fabulosa que remonta o período oitocentista pós-Balaiada e da produção de açúcar na região do baixo Parnaíba maranhense. 

A COMUNIDADE DE SANTA MARIA bem próxima da sede de Urbano Santos está viva e sua história refletida nas muralhas da antiga fazenda do Sr. Fazendeiro João Paulo de Miranda é uma marca de sua memória ancestral. 

A herança tradicional da produção de farinha pelos moradores e os plantios de jaca e manga do outro lado do Rio Boa Hora são exemplos de um passado marcante nas páginas da História do Maranhão no final do século XIX e inicio do século XX. 

Povoado SANTA MARIA guarda belezas naturais e históricas que fazem parte de nossa cultura, mas que precisam ser preservadas. 
                                             Por: José Antonio Basto
                                                  *pesquisador

2 comentários:

  1. vamos catalogar isso e colocar nas nossas aulas de historia aqui no municipio,,que material alem dessa divulgação nos temos??? me envia o contato do professor

    ResponderEliminar

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.