ALEMA

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ALUNA DE URBANO SANTOS É DESTAQUE REGIONAL E VISITA AS INSTALAÇÕES DA EMBRAPA-DF

Mayrla Brito Sousa
A estudante Mayrla Brito Sousa, tem 10 anos, cursa o 5º ano, na UEB Professora Assunção, situada a Rua da Graça, centro de Urbano Santos, atualmente com 181 (cento e oitenta e um) alunos matriculados,  aluna foi a vencedora do concurso de redação (1º lugar) promovida pela EMBRAPA COCAIS em 2014.

A iniciativa visa incentivar a criatividade e inovação dos alunos de escola pública através da escrita do tema proposto de forma clara e objetiva, oferecido para os alunos de nível fundamental.

O concurso teve como tema “A importância da agricultura familiar no futuro da criança e do adolescente”, com base no Projeto Minibiblioteca, que a Embrapa vem desenvolvendo em vários municípios do Território dos Cocais do (regiões dos Cocais Maranhenses e Baixo Parnaíba), região da qual Urbano Santos faz parte. 

Com essa proposta, a aluna Mayrla Brito, concorreu com vários alunos das escolas dos municípios: Anapurus, Buriti Bravo, Caxias, Coelho Neto, Matões, Peritoró, São João do Sóter e Timon, sendo vencedora com a redação intitulada “Colhemos o que Plantamos”, orientada por sua professora e a gestora da escola Maria do Socorro que sempre se preocupou com a aprendizagem de seus alunos, desde que iniciou sua gestão.

Segundo a bibliotecária Enila Nobre, do Setor de Gestão da Biblioteca da Embrapa Cocais, um total de 210 redações participaram do concurso, nesse contexto, o que causa orgulho para nosso município foi a maneira como a aluna se expressou e concebeu a temática proposta, nas palavras dela a expressão do que mais lhe chamou a atenção: “Gostei da maneira de como a EMBRAPA trabalha a agricultura familiar e principalmente porque sou filha de agricultores”.

Dillyane Mendes e Mayrla Brito
Nossa aluna que além de ganhar um Kit Minibiblioteca para escola e um kit de livros, e Menção Honrosa entregues ainda o ano passado, também ganhou uma viagem à Brasília-DF, para conhecer as instalações da sede da Embrapa, e o mais importante,  enche de otimismo a Secretaria Municipal de Educação, a Prefeita Municipal Iracema Vale que tem apostado constantemente nas formações pedagógicas com os professores da sede e da zona rural e o acompanhamento nos planejamentos e atividades sugeridas; de algum modo, esse prêmio é fruto desse investimento.

Essa viagem foi realizada no último dia 05.11.2015, com direito a acompanhante a tia Lucenira Mendes, Professora da aluna Aldineia Viana, Gestora da Escola, Senhora Maria do Socorro Batista e aluna classificada em 3º lugar Dillyane Mendes da Mata.

Na oportunidade, visitaram alguns setores da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, entre eles o laboratório, a livraria, biblioteca, área de preservação e outros, as meninas realizaram entrevistas para o programa Dia de Campo na TV, e na rádio Prosa Rural, e um passeio pelo Parque Botânico.

Na entrevista, Mayrla aproveitou para agradecer e revelar aos presentes que quer ser veterinária para cuidar dos animais e logo em seguida a equipe da EMBRAPA providencia uma visita a uma clínica veterinária para que ela possa ver de perto o funcionamento da profissão que pretende no futuro.

Em conversa com os visitantes das instalações da EMBRAPA, as respostas são de otimismo, de encorajamento e de reconhecimento porque participamos dessas iniciativas, e ainda porque tivemos essa oportunidade jamais vista tão perto de nós; na fala da gestora da escola “A visita à sede da EMBRAPA nos trouxe um grande aprendizado, adquirimos muitos conhecimentos em relação ao trabalho desenvolvido por ela em nosso país, fomos bem recebidos por toda equipe, só temos motivos para agradecer”, por último, destacando os agradecimentos a todos que compõem o governo do município, às duas Secretarias envolvidas: Agricultura e Educação,  mais especialmente à Prefeita Iracema Vale, encerrou a Gestora Socorro Batista da UEB Professora Assunção.
 

2 comentários:

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.