ALEMA

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

III FÓRUM MUNICIPAL DE LEITURA “A EDUCAÇÃO NA ERA DA SUSTENTABILIDADE: EU FAÇO A MINHA PARTE”?

Prof. Clemilton Barros, Sec. de Educação Nilma Sodré, Vereador, Prof. Paulo Costa e Presidente SINPROESEMMA Jurandi Pedrosa
Nos dias 29 e 30 de outubro de 2015 a Secretaria Municipal de Educação com  total apoio da Prefeitura de Urbano Santos, realizou o III Fórum Municipal de Leitura, sendo uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação realizado por coordenadores técnicos da SEMED, professores e diretores, voltados para a divulgação e promoção de leitura. E nesse ano, com a temática: A educação na era da sustentabilidade: Eu faço a minha parte? Nesse sentido, um dos objetivos é realizar uma análise sobre a atual situação do nosso município nos contextos da sustentabilidade ambiental, educacional, social e cultural, no que se refere aos impactos ambientais, discussão já amplamente feita através da Secretaria do Meio Ambiente e outros órgãos do governo municipal. 

 Logo, na manhã do dia 29, o técnico e biólogo Rodolfo Gabriel trouxe para o Fórum a palestra sobre "a importância da sustentabilidade educacional e o meio ambiente”, fazendo um breve histórico sobre o tema abordado, as motivações de alguns impactos e de mudanças climáticas, ressaltou ainda da importância que o ser humano tem em relação a preservação do meio ambiente. Antes de finalizar, depois de demonstrar alguns números, deixou como sugestão pequenas ações que podem ser feitas por nós mesmos e que poderão responder a essa pergunta: Eu faço minha parte? O palestrante agradeceu o convite e oportunidade, salientou as ações iniciadas desde o início desse governo, alguns avanços, frisou de sua satisfação em participar do III Fórum de Leitura, dizendo “Esse é um evento grandioso e muito importante para a cidade, considerando que estamos abrindo espaço para a sensibilização e discussão de um tema que preocupa nosso município”. 
Biólogo Rodolfo Gabriel
Na tarde, do mesmo dia, percebeu-se que a palestra foi de fundamental importância para iniciarmos com mais convicção as atividades propostas, que durante o evento foram apresentadas e compartilhadas pelos professores, várias experiências dos projetos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula e extraclasse. Na ordem das apresentações tivemos: UEB Jarbas Passarinho - Projeto Meio Ambiente, UEB Laura Costa - Projeto “Eu conto Tu contas, nós contamos", J.I. Luzia Santana Neves - Projeto “O livro que anda", UEB Deus é Amor - Projeto Cantarolendo "A música como instrumento de aprendizagem", UEB Antônio Dino - Projeto Cuidar hoje para ter amanhã, UEB Manoel Viana - Projeto "Conto e Reconto", UEB Pontes de Aguiar - Projeto "Soletrando", Pólo IX - Projeto “A natureza é o futuro de todas as gerações", UEB Paulo Diniz da Costa - Projeto “Show de Talentos",  Curso de Filosofia - hípias menor- Sobre a mentira, Atividade Cultural: Quinteto URBAMBRAS, UEB Ana Rodrigues da Silva - Projeto Gincana "reciclar é vida",  Escola Santa Maria Bertilla - Projeto "Música e o Sertão Nordestino",  Colégio Dr. Magno Bacelar - Projeto Família na Escola, PÓLO VI E VII - Projeto “Água seu futuro em nossas mãos", - UEB Professora Andrelina - Projeto "Nossa escola ler, experimente!”, UEB Chagas Araújo  - Projeto  Minha Bio Escola, J.I. Alice Maria e Drª Dulcinéia Projeto “O mundo encantado da poesia", UEB Manoel da Costa - Projeto  “Água o líquido valioso", todos eles, com a mesma importância, o mesmo sentimento de que estamos encaminhando iniciativas, estamos fazendo nossa parte! 
Secretário do Meio Ambiente, Sr. Guaribaldo,
A abertura oficial do Fórum ocorreu na tarde do dia 29 e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Senhora Nilma da Silva Sodré, Presidente do Sindicato dos Professores Senhor Jurandi Pedrosa, Vereador Profº Paulo Costa, Conselheiro de Gestão Senhor Clemilton Barros, Secretário do Meio Ambiente, Senhor Guaribaldo, Secretário de Agricultura, Senhor. Tomaz de Aquino, Secretário de Assistência Social, Senhor. Edinilson Moura, Secretária da Mulher, Senhora, Jacira Marques, Secretária de Administração Senhora Tetinha, Presidente da Câmara de Vereadores, Professor Raimundo, centenas de professores, todos os diretores de escola, outros Secretários de Governo e comunidade em geral. A Secretária de Educação do Município, Nilma Sodré, destacou “o quanto é importante essa sensibilidade de poder, cada um de nós, nos lugares em que estivermos, fazermos nossa parte, agradeceu a Deus, à Prefeita Municipal Iracema Vale, por garantir condições em realizar bons trabalhos, à Câmara de vereadores, à equipe técnica da SEMED, aos professores, gestores de escolas, aos coordenadores, dizendo que esse debate, deve fortalecer nosso estímulo no sentido de que não devemos apontar responsabilidades apenas para o outro, nós mesmos devemos, com pequenas iniciativas fazer a diferença". 
Representando a prefeita municipal, o professor Clemilton Barros parabenizou a Secretaria de Educação pela realização do evento, dizendo “Estamos felizes pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela SEMED, parabenizo os (as) gestores (as), professores e alunos que estão trabalhando esse tema tão importante nas escolas, destacou também as parcerias, as conquistas adquiridas nesses dois anos e dez meses de governo, frisando as construções das escolas dos Povoados Araras, São Raimundo, Santana, Laranjeira, Bom Jesus, Guaribas, citou os exemplos de respeito aos direitos dos professores, adquiridos nessa gestão, o tratamento aos alunos com a oferta de ônibus escolares, sendo que o município contava com apenas um, no início da gestão, sensibilizou aos presentes que o governo de Dona Iracema Vale tem tido a preocupação em atender aos anseios e necessidades da comunidade, mas todos sabem das defasagens, no entanto até o final de 2016 muitas situações terão sido sanadas. Finalizou, deixando o abraço da prefeita, a todos os presentes, agradecendo e parabenizando mais uma vez a toda equipe da Secretaria por mais esse tão bom trabalho em nosso município". 
Nesses dois dias, em que se ouviu e aprendeu dos mais distintos modos, estiveram presentes, uma média de 700 (setecentas pessoas) entre profissionais da educação, outros convidados, pessoas da comunidade, sendo sede e zona rural. Ao final do dia 30, houve sorteios de alguns livros da escritora e professora Nilma Sodré, e o agradecimento e felicitação a todos que trouxeram exposição de trabalho, relatos de experiências, destacando a pergunta que deve nortear nosso cotidiano, nosso compromisso em sala de aula ou fora dela: Eu faço minha parte?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.