ALEMA

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

SEBRAE REALIZOU CURSO SOBRE COMPRAS GOVERNAMENTAIS EM BELÁGUA-MA

PRODUTORES RURAIS, EMPRESÁRIOS E SERVIDORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DO CURSO
Produtores rurais, empresários de micro e pequenas empresas e servidores municipais de Belágua no Maranhão, receberam através da regional do Sebrae em Chapadinha, a capacitação em Compras Governamentais. O curso realizado no período de 23 a 26 de novembro, ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com o apoio da Prefeitura. Cerca de 50 pessoas fizeram parte das duas turmas montadas no município.

Aos produtores rurais foram esclarecidos todos os trâmites legais de como fornecer para programas do governo, sendo eles o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conhecendo todo o passo a passo de como participar das chamadas públicas, dicas de melhoramento para o desempenho em como fazer propostas para concorrência. Para os servidores o curso forneceu informações sobre a preparação do edital segundo a legislação, as mudanças e alterações na lei, que traz o tratamento diferenciado para os pequenos.

O produtor rural, José Barros de Sousa, morador do povoado Mucambo, foi um dos participantes do curso e que já participou de outras capacitações, é fornecedor para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) há mais de três anos e mantém a produção de hortaliças e legumes, dividindo tarefas com a família. “Agradeço ao Sebrae pelos os cursos oferecidos. Eu tinha vocação, mas não tinha técnica. Buscando a capacitação do Sebrae eu produzo com minha família. Já sei até convencer alguém da comunidade a preservar o meio ambiente produzindo no campo“, contou José Medeiros.

MISSÃO - A convite do Sebrae, o prefeito do município de Belágua no Maranhão, Adalberto Nascimento, participou do 7º Fomenta Nacional que teve realização do Sebrae em Cuiabá. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro e oportunizou aproximar pequenos negócios, inclusive rurais, dos grandes compradores da administração pública. “O evento foi excelente, muito produtivo. Vi várias experiências de sucesso, onde os prefeitos puderam potencializar suas experiências com a valorização dos pequenos negócios. Isso me incentivou a trabalhar esse tema em Belágua. Posso dizer que o fomenta foi um grande estímulo, focando nesse tema pretendo facilitar a vida das pessoas no município”, afirmou o Prefeito de Belágua, Adalberto Nascimento.

O município implementou recentemente a Lei geral da Micro e Pequena Empresa que simplifica o pagamento de tributos, facilita a abertura e o fechamento de empresas, bem como o acesso ao crédito, incentiva a cooperação, entre outros benefícios. “Agradeço ao Sebrae por esta iniciativa de estar sempre incentivando o crescimento e desenvolvimento econômico do nosso município, ” disse Adalberto.

A técnica do Sebrae, Talita Medeiros, que acompanha as ações do Sebrae junto ao município, diz que todo o empenho do Sebrae é para que as empresas se desenvolvam cada vez mais. “É necessário todas essas parcerias. Com a implantação da Lei Geral pelas prefeituras, a realização de cursos e capacitações é importante para que o crescimento das empresas seja positivo e satisfatório a todos”, disse Talita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.