ALEMA

sábado, 7 de maio de 2016

PROPOSTA CURRICULAR de Urbano Santos : “Construção a quatro mãos”!

A Proposta Curricular é um documento de fundamental importância para a organização educacional do município, pois direcionam as atividades pedagógicas e demais orientações por trazer coerência e a consistência para o desenvolvimento do trabalho educativo de toda rede de ensino, conferindo ao educador as condições para a compreensão e observação dos fenômenos envolvidos nas relações de aprendizagem.

Para tanto, deve ser elaborada, em conjunto e, em consonância com os professores, conforme apresenta a LDB no artigo 13. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.
Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:

I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;

A PMC deve ser retomada a cada início de ano letivo, com o intuito de fazer as adequações necessárias. A Proposta Curricular é, portanto, parte integrante e do sistema de garantia de direitos, de uma educação de qualidade a todos os educandos, pois são diretrizes que fomenta um trabalho  privilegiado  e de qualidade assegurado a cada indivíduo o exercício pleno de sua cidadania,  nosso município através da Secretaria Municipal tem demonstrado bastante esforço.

Nesse sentido, cabe enfatizar o empenho que se vem fazendo, em prol da construção da Proposta Curricular de Urbano Santos, mobilização entre os profissionais da educação em torno da construção efetiva desse documento: Estudos, Pesquisas, Assembleias, encontros de grupos de trabalhos por modalidade de ensino, com o objetivo de agregar valores a proposta de importância para o educando, professor, gestor escolar e sociedade municipal, que só tem a ganhar com mais essa ferramenta de trabalho, que só media o conhecimento de cada indivíduo que está inserido nesse sistema.

A frente desses trabalhos, como elo de efetivação das demais equipes, de significação para o sistema de ensino municipal e valorização do profissional, que precisa dessa ferramenta; coesa e eficaz, está a professora Maria Gracinete Mendonça, que com comprometimento tem sistematizado esse processo.

E sobre todas as atividades em foco, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de nosso município, que muito tem feito até os dias atuais, isso graças a competente equipe de técnicos sob o comando da Secretária Professora Nilma da Silva Sodré, que em seus discursos postula sempre a frase “nosso trabalho é feito a quatro mãos”, que define de fato, os esforços de todo o grupo envolvido na construção da Proposta Municipal, dando uma ênfase ainda maior no apoio em que nossa gestora municipal, Prefeita Iracema Vale, que a cada dia, a cada trabalho, demonstra a confiança que tem em sua equipe e responsabilidade no que faz em benefício da comunidade.

Na perspectiva de um trabalho com coerência e com a participação de todos, realizamos neste dia 05 (Cinco) de maio, quinta-feira no Centro Social “Peneirão”, a leitura da Proposta Municipal Curricular em que contamos com as presenças de todos os gestores e coordenadores da rede municipal sede e zona rural, Secretária Municipal para que nesta condição, fizéssemos a análise inicial da proposta que deu ênfase aos quadros dos Direitos de Aprendizagem dos alunos, por ano e disciplinas, disponibilizando a todas as instituições de Ensino o documento preliminar da proposta municipal.

Assim, dado esse passo, fortalecemos o nosso cronograma de atividades com a comunidade escolar e na certeza de que Urbano Santos vem assumindo a responsabilidade, na elaboração de mais um documento do município, a exemplo do Plano Municipal  já sancionado pela prefeita Iracema Vale em 2015  que norteará ainda mais o avanço nos direitos de aprendizagem, quanto a isso conta-se em todas as oportunidades com o olhar compromissado da Prefeita de nosso Município. 
ENCONTRO DE DISCUSSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, EQUIPE TÉCNICA SEMED, COORDENAÇÃO NAS ESCOLAS, COM FOCO NA PROPOSTA MUNICIPAL CURRICULAR
CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR, UMA NOVA FERRAMENTA QUE SERVE COMO SUPORTE NOS PLANEJAMENTOS PEDAGÓGICOS, DISCUSSÕES E CONTRIBUIÇÕES: APRESENTAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA CURRICULAR  AO GESTORES E COORDENADORES MUNICIPAIS!

PM CURRICULAR, CADA DIA UM NOVO PASSO, UM NOVO OBJETIVO ALCANÇADO, CRONOGRAMA DEFINIDO. GRANDES MENTES, GRANDES DESAFIOS. OUSAMOS, PORQUE NÃO? ??


ENCONTRO DE ELABORAÇÃO E ALINHAMENTO DA PROPOSTA MUNICIPAL CURRICULAR.  GRUPO QUE TEM SE PRONTIFICADO SEMPRE! 










ASSEMBLEIA DE LEITURA DA PROPOSTA MUNICIPAL CURRICULAR

         Texto  de Gracinete Mendonça
Técnica da SEMED

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.