terça-feira, 22 de setembro de 2015

AGRICULTORES FAMILIARES DE URBANO SANTOS RECEBEM FINANCIAMENTO DO PRONAF AGROAMIGO

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), vai levar o financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com o Programa Agroamigo, para centenas de agricultores familiares do município de Urbano Santos que já integram o Programa Brasil sem Miséria (PBSM). A Agerp é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).

A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Urbano Santos e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), vai ampliar o crédito rural, auxiliar no aperfeiçoamento dos projetos desenvolvidos e promover maior assistência técnica e extensão rural (Ater) para os agricultores familiares da região de Urbano Santos.

O anuncio foi realizado em evento na sexta-feira (18), no povoado Cajueiro, e contou com a presença de mais de 100 agricultores de comunidades do município. Foram realizadas palestras informativas como apresentação da metodologia de aplicação do programa, incluindo os projetos que serão financiados e elaboração das propostas de crédito para que os agricultores possam desenvolver as atividades, assim como o acompanhamento que será realizado em um trabalho de cooperação feito pelas entidades.

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para agricultores que se enquadram na linha de financiamento Pronaf B, com renda nos últimos 12 meses de produção normal não superior a R$ 20 mil. Os agricultores terão acesso a um financiamento de até R$ 4 mil, que se destina a estimular a geração de renda por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários. Estes relacionados com turismo rural, produção artesanal, agronegócio familiar e outras prestações de serviços no meio rural, desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas.

Brasil sem Miséria
A Chamada Pública do Baixo Parnaíba, executada pela Agerp, beneficiará 4.100 agricultores na região com o Programa Brasil sem Miséria. A coordenadora da chamada, Solange Pinto, aponta para a importância de mais um benefício disponível para estas famílias. “O trabalho de Ater é visto no cotidiano. Vamos conscientizar o agricultor em relação ao novo financiamento adquirido, para promover a ampliação dos projetos já implantados com o Brasil sem Miséria. Vamos provocar as outras instituições parceiras e promover de maneira concreta a mudança na vida dessas famílias”, afirmou Solange Pinto.

Presentes na reunião o secretário de Agricultura de Urbano Santos, Tomaz de Aquino; o representante do BNB, Kayan Nunes; o assessor de Articulação Política da Regional de Chapadinha, Raimundo Rodrigues; além de representantes de associações do município e a equipe técnica da Agerp.

FONTE: AGERP - MA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.

Vem aí, dia 20 de novembro, Conferência das "Mulheres com Excelência", em Urbano Santos/MA

Vem aí, dia 20 de novembro, Conferência das "Mulheres com Excelência", em Urbano Santos/MA
Participação da Cantora SARAH FARIAS: Org: Batista Shalom

Vinde & Adorai, em Urbano Santos/MA

Vinde & Adorai, em Urbano Santos/MA