ALEMA

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

AYLAN KURDI, PRESENTE!

O garotinho ao lado é Aylan Kurdi.

Ele ficou mundialmente conhecido após ser encontrado morto em uma praia na Turquia, na quarta-feira, 2 de agosto de 2015.

A foto de Kurdi virou, desgraçadamente, um símbolo para chamar atenção da humanidade para situação dos refugiados sírios, expulsos do seu pais pela guerra civil e pelo diabólico Estado Islâmico.

O pequeno Aylan Kurdi é uma das vítima da crueldade que vem se instalando na Síria sob as barbas das Organizações da Nações Unidas, que a cada dia vai se tornando uma entidade abstrata, mero fórum para abrigar uma elite de diplomatas internacionais que se contenta em ficar na mais profunda omissão enquanto o mundo desaba sobre a cabeças de milhões de seres humanos lá para as bandas do Mar Mediterrâneo.

Às vezes fico pensando como as gigantes Google/Youtube, Facebook, Twitter, Microsoft, Apple etc se contentam em ganhar bilhões de dólares através imagens, fotos, vídeos, programas, aplicativos pela internet e não terem a coragem comprar um pedaço de chão e construir uma cidade inteira para abrigar os refugiados sírios. Pode parecer algo absurdo, mas seria perfeitamente possível algo do tipo.

Contudo, claro, o que ocorre na Síria e regiões vizinhas é uma questão mais de política local e internacional do que de interesse do mundo corporativo.

Certamente se tivesse uma gota sequer de petróleo em risco no caso em questão, os país centrais, liderado pelo império estadunidense, já teriam dado uma “solução final” no problema.


Mas não é o petróleo que está morrendo na Síria: é gente.

E gente é só um detalhe para o capitalismo.

Quanto às gigantes Google/Youtube, Facebook, Twitter, Microsoft, Apple etc, vão levando a vida e trilhões de dólares a cada “clique” que damos na internet, inclusive para ver a foto do corpo do pequeno Aylan Kurdi debruçado numa praia da Turquia.


Que mundo!

EXTRAÍDO: BLOG ROBERT LOBATO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.